EU SOU O PAI QUE JESUS APRESENTOU
Meus irmãos, estamos em um mundo difícil de viver. Chegamos naquele ponto em que Jesus havia nos alertado. “A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará.” (MATEUS 24 v. 12)
O que aprendemos neste mundo só está nos trazendo sofrimento. Nossas vidas têm sido levadas com problemas e dificuldades. E tudo isso porque o ensinamento que Jesus nos deu foi esquecido: o amor, o perdão, o respeito, a bondade, a honestidade, a responsabilidade e a humildade não estão sendo mais passadas de pais para filhos. A convivência entre os seres humanos está se tornando cada vez mais difícil. Ninguém mais tem respeito e amor uns pelos outros. Cada um só pensa em si e em seus próprios interesses. Não há mais amizade entre as pessoas, somente interesses. As famílias estão sendo destruídas pela desunião e pelo ódio. Os casais não se entendem mais, não têm amor um pelo outro. Os filhos não respeitam os pais e fazem o que querem, porque os pais não têm amor nem sabedoria para educar seus filhos. Do jeito que estamos vivendo, sem orientação e comandados pelo mal, vamos sofrer muito durante o tempo em que estivermos aqui. Precisamos da ajuda do nosso Pai para mudarmos o caminho que estamos seguindo. E a única forma de tê-lo no comando de nossas vidas é reaprendendo a amar.
O livro EU SOU O PAI QUE JESUS APRESENTOU, vem resgatar o amor com ensinamentos que vão fazer essa semente tão preciosa que o Pai colocou em nossos corações brotar novamente; vem abrir os nossos olhos, para nos dar a oportunidade de conhecer o Pai como só Jesus o conhece; vem revelar toda a verdade que nosso irmão Jesus não pôde revelar quando esteve aqui. E como Ele mesmo nos disse: “Conheçam a verdade e ela vos libertará”, pois para sermos libertos das mãos do mal que tem governado e destruído nossas vidas, precisamos saber como realmente nosso Pai é. E o Espírito Santo nos revelará toda essa verdade de acordo com nossa dedicação e esforço. Ele vai nos ensinar a diferenciar o ensinamento que vem do Pai das mentiras que vem do mal.
Porém não basta somente ouvirmos, mas precisamos praticar Seus ensinamentos e nos mantermos firmes de que esse é o caminho certo que devemos seguir. Só assim viveremos uma vida em abundância de amor, paz, saúde, satisfação, alegria e o principal: voltaremos para nossa Pátria Celestial.
Que Deus os abençoe!
-
CONHEÇA O ESPÍRITO SANTO DE DEUS
Caso queira fazer o download deste capítulo CLIQUE AQUI
Desde que este mundo foi criado, o Espírito Santo de Deus foi enviado a esta terra com a importante missão de ensinar, corrigir e orientar os seres humanos. Ele é a pura essência do nosso Pai, é a fonte de sabedoria, amor, paciência, bondade e misericórdia. Ele é aquela voz em nossas mentes que conhecemos como “consciência” que abre nossos olhos quando fazemos ou pensamos em fazer o que é errado. É a sabedoria que nos ensina a executarmos qualquer coisa com facilidade e perfeição. Ele é o Auxiliador que Jesus nos apresentou para resgatar nossas vidas.
Poucas pessoas antes de Jesus conseguiram ouvir a voz do Espírito e colocar em prática Seus ensinamentos. Em alguns capítulos do antigo testamento podemos ver que algumas pessoas daquele tempo ouviram alguns de Seus ensinamentos, mas não iam muito em frente, por causa do que aprenderam com seus antepassados e com sua religião. Por isso nosso Pai Celestial enviou nosso irmão Jesus Cristo, porque era necessário a vinda de um ser humano para esta terra que pudesse ser totalmente comandado pelo Seu Santo Espírito. E por ter deixado o Espírito guiar Sua vida, foi que Jesus fez aquela obra divina que salvou as nossas vidas. Jesus foi a voz humana do Espírito Santo para nos ensinar a fazermos o que é certo, conhecer o que realmente é errado e apresentar Deus como Ele realmente é, o nosso Pai. Mas como todo ser humano, nosso irmão Jesus tinha o tempo Dele nesta terra, e após cumprir Sua missão, Ele voltou para junto do Pai. Porém antes de partir Ele nos falou sobre o Espírito Santo:
“-Tenho dito isso enquanto Estou com vocês. Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em Meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que Eu disse a vocês.
Quando o Auxiliador vier, Ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus.” (JOÃO 14 v. 25-26 / 16 v. 8)
Muitas pessoas ainda não sabem da existência do Espírito Santo de Deus. Outras já ouviram falar sobre Ele, porém não conseguiram compreender o verdadeiro trabalho que o Espírito faz em nossas vidas. Jesus deixou bem claro quem era o Espírito Santo e o que Ele faria em nossas vidas, mas por falta de sabedoria e má interpretação do que está escrito na bíblia o Espírito está sendo apresentado de forma errada.
A passagem de (ATOS 2 v. 3-12) que relata que as pessoas receberam o Espírito Santo e começaram a anunciar a Sua mensagem em outras línguas (línguas estranhas), foi mal interpretada. E por isso, a religião criou uma língua dizendo ser a dos anjos a qual o Espírito usa para enviar Suas mensagens através de uma pessoa escolhida. Porém o Espírito fala a cada pessoa na língua em que ela possa entender. Não precisamos de intérpretes para entender os ensinamentos que Ele tem para nos dar.
O que aconteceu é que aquelas pessoas que estavam reunidas ali e alguns seguidores de Jesus, sabiam falar na língua dos outros povos que moravam ao redor deles. Eles saíam e pregavam a mensagem em vários outros países, e para isso eles precisavam saber falar na língua daquelas pessoas, assim como hoje muitos missionários que saem para pregar o evangelho em outros países, precisam saber falar a língua daqueles povos, senão como irão compreendê-los?
Então temos que esclarecer que as “línguas estranhas” da qual a bíblia se refere são as linguagens de outros povos, como o inglês, francês, espanhol... E isso não é um dom do Espírito, e sim a forma de pessoas de países diferentes poderem se comunicar. Cada nação tem seu idioma e para entendermos uns aos outros temos que aprender a falar na linguagem uns dos outros.
A passagem de (JOEL 2v. 28) que diz: “Eu derramarei o Meu Espírito sobre todas as pessoas: os filhos e as filhas de vocês anunciarão a Minha mensagem; os velhos sonharão, e os moços terão visões”, também é interpretada de forma errada. E por causa disso, hoje as pessoas estão por aí profetizando a vida dos outros, dizendo que Deus vai realizar seus sonhos, inventando falsas promessas, que Deus vai dar bênçãos materiais, e isso enche as pessoas de falsas esperanças e fazem elas cobrarem e se decepcionarem com o Pai. O que a passagem quer nos dizer é que, ao deixarmos o Espírito Santo guiar nossas vidas ouviremos os ensinamentos que Ele tem para nos dar, e quando estivermos firmes nesses ensinamentos poderemos compartilhar com nosso próximo. Em alguns casos o Espírito falará conosco através de sonhos, e as visões querem dizer que Ele abrirá nossos olhos espirituais para que possamos enxergar as coisas com os olhos Dele. Nosso Pai Celestial é muito justo e bondoso, pois enviou Seu Espírito a todas as pessoas, então todos podem ouvir e ter o Espírito Santo guiando suas vidas.
Meus irmãos, precisamos lembrar que Jesus tinha o Espírito ao Seu lado todo o tempo em que esteve nessa terra. Em nenhum momento Ele ensinou em uma língua que as pessoas não pudessem compreendê-lo, Ele não saía pelos lugares profetizando o futuro das pessoas. Tudo isso só tem confundido a mente das pessoas e não tem deixado que elas enxerguem o real propósito da vinda do Espírito Santo a essa terra, que é nos ensinar a amar, fazer o que é certo para melhorarmos nossas vidas, e nos aperfeiçoarmos para voltarmos para junto do Pai. E foi isso que Jesus fez: viveu uma vida simples, amando e ensinando as pessoas como chegar junto do Pai.
Outro assunto que também traz muita polêmica é sobre o “batismo com o Espírito Santo” falado por João Batista. “Eu batizo vocês com água, mas Ele os batizará com o Espírito Santo.” (MARCOS 1 v. 8)
O Batismo nas Águas que João Batista fazia nas pessoas, era apenas um ato simbólico de que ao mergulhar aquelas pessoas na água, estaria limpando elas de seus pecados. Mas temos que lembrar que o próprio João dizia que as pessoas precisavam se arrepender. Então precisamos deixar bem claro que um mergulho na água não vai nos limpar do mau que já praticamos. O único que pode nos limpar de todo mal é o Espírito Santo, pois quando Ele abrir nossos olhos para mostrar tudo de errado que já fizemos ao longo de nossas vidas e sentirmos vergonha e arrependimento, seremos perdoados. E a partir desse momento temos que deixar que o Espírito conduza nossas vidas.
O verdadeiro batismo que nós podemos receber, é o que Jesus fez, Ele nos batizou com o Espírito Santo quando derramou sobre nós todos aqueles ensinamentos divinos que o Espírito deu à Ele. E esse é o trabalho do Espírito Santo: nos dar o conhecimento divino sobre todas as coisas. É nos ajudar a não esquecer e a colocar em prática os ensinamentos de Jesus. Resgatar o amor em nossos corações que está sendo roubado com tantos ensinamentos ruins. Nos fazer enxergar que a desobediência ao nosso Pai que sempre quis o nosso bem, só nos faz sofrer. Ele é o único que pode nos ensinar a conhecer o nosso Pai Celestial, pois as religiões têm nos mostrado um Deus que não é o Pai que Jesus nos apresentou.
Estamos totalmente iludidos nessa terra achando que essa é a vida verdadeira. Mas como disse Jesus, a nossa verdadeira vida é aquela junto do nosso Pai, porque não há felicidade longe do nosso Criador. Por isso nosso irmão nos disse que temos que nascer de novo.
“-Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.” (JOÃO 3 v.3)
Significa que temos que apagar tudo que aprendemos aqui e aprender a sermos novas pessoas, a ter uma nova maneira de pensar e de agir. Temos que reaprender a sermos bons, e o Espírito é quem vai nos ensinar e nos guiar nesse caminho de volta ao nosso verdadeiro lar, a Pátria Celestial.
A importância de termos a direção do Espírito Santo em nossas vidas é muito grande, pois fomos criados seres autônomos com a livre opção de escolher, mas precisamos ser ensinados e orientados por alguém. Se não formos dirigidos pelo Espírito Santo, seremos dirigidos pelo mal, não existe meio termo. Então precisamos parar para analisar, quem está nos comandando? E a resposta é muito simples meus irmãos, basta olharmos para nossa vida e vermos se as coisas estão dando certo ou errado. Mas não estamos falando de bens materiais, porque o que o Espírito tem para nos dar é o espiritual. Veja o que há em seu coração: amor, paz e alegria ou ódio, preocupações e tristeza? Como está o seu relacionamento com sua família: esposa, marido, filhos... Há o respeito, união e compreensão? Como estamos agindo com o nosso próximo: somos pacientes, misericordiosos, educados e gentis?
O Espírito Santo não foi enviado para julgar nem condenar ninguém, Ele foi enviado para nos ensinar com amor e paciência, porque aprendemos tudo errado nesta terra. Por isso, Ele não nos proíbe de nada, Ele explica o porquê de cada coisa que não devemos fazer, é nos faz enxergar quando estamos agindo errado com as pessoas e nos mostra as consequências que nossas más ações causam em nossas vidas.
Ele fala conosco todos os dias: quando estamos em uma situação difícil, Ele nos mostra a atitude certa que devemos tomar; quando temos algum problema, Ele nos dá a solução; quando não estamos bem e não conseguimos ouvi-lo, Ele nos fala através de alguém com um bom conselho. Porém muitas vezes não colocamos em prática o que Ele nos ensina, ouvimos a nossa natureza humana que incentivada pelo mal aprendeu a ser impaciente, gananciosa, orgulhosa, vaidosa, odiosa, a se vingar, pensar somente em si e não enxergar as consequências que nossas más ações podem causar ao nosso próximo e a nós mesmos.
É muito difícil acreditarmos que alguém que não vemos possa estar nos escutando. Porém temos que lembrar do que disse Jesus: “felizes são aqueles que creem sem ver!” (JOÃO 20 v. 29). O mal trabalha para que ninguém acredite na existência do Espírito Santo, o ouça e coloque em prática Seus ensinamentos. Mas acreditem que Ele está sempre ao nosso lado para nos ajudar e gostaria que nós colocássemos em prática o que Ele nos ensina, porque Ele tem a solução para as nossas dificuldades, nossas angústias e nossos problemas.
Os ensinamentos do Espírito Santo transformam nossas vidas, porque nos mostram como devemos tratar as pessoas, como devemos agir para viver bem. Seus ensinamentos nos aproximam de Deus, pois Ele nos transforma em Seus verdadeiros filhos. Ele nos ensina a dar valor ao que realmente tem valor nesta terra: uma família unida; um relacionamento conjugal onde o amor, o respeito e a compreensão são fundamentais; ter amor e sabedoria para criar e educar os filhos; ter sabedoria e prazer para sermos bons profissionais e ganharmos nosso sustento com tranquilidade.
Ele também nos ensina a sermos pacientes, a ter bons modos, a tratar a todos com educação, a falar palavras que ajudam o outro. Nos ensina a esperar o tempo certo para cada coisa; pensar antes de falar ou tomar alguma decisão; ser misericordioso, não julgar ninguém, compreender quando as pessoas erram conosco, porque também erramos com o nosso próximo; ser satisfeito com o que temos, agradecer ao Pai todos os dias pelo que Ele tem nos dado, porque a cobiça pelas coisas deste mundo só ocupa nosso tempo e nos traz sofrimento; ser humilde, aprender a servir e obedecer com alegria; ser respeitador, tratar bem a todos; sermos educados e gentis; nos ensina a pedir perdão àqueles que ofendemos e a perdoarmos quem nos ofendeu, nunca querer se vingar dos outros, pois estaremos alimentando o ódio em nosso coração; ser honesto, nunca prejudicar ou mentir para o nosso próximo; ser fiel, não trair a confiança de ninguém; cumprir com a palavra; a não ser egoísta e pensar sempre no próximo, pois quando pensamos no próximo, estamos pensando em nós, quando fazemos mal ao nosso próximo, estamos fazendo o mal a nós mesmos; ser amoroso, ter sempre uma palavra de ajuda para nossos irmãos e nunca condenar ninguém. Temos que fazer aos outros aquilo que queremos que façam conosco.
Esses são os ensinamentos que deveríamos ter em nossas vidas todos os dias, mas não temos. Deveriam ser passados de pai para filho, mas não são. E é isso que Deus está fazendo através do Seu Santo Espírito, passando esses ensinamentos como um Pai para os Seus filhos. E quando obedecemos ao que o nosso querido Pai ensina, nos aproximamos Dele e nos tornamos novas pessoas, agimos e pensamos de maneira diferente, passamos a ter bondade em nosso coração, pois o Espírito nos ensina a sermos bons assim como nosso Pai é bom. Só assim teremos vida e conseguiremos voltar para nosso Lar Celestial.
As pessoas estão indo ao psicólogo hoje em dia, porque elas precisam de alguém que as ouça, alguém com quem elas possam desabafar. Alguém que não vai julgá-las pelos maus pensamentos que passam em sua mente, alguém que não vai espalhar sua vida para os outros. Todo ser humano tem essa necessidade. Fomos criados para sermos instruídos por alguém. Estamos sempre precisando de ajuda para enxergar o que não estamos enxergando. E a ajuda e a direção certa, vem do Espírito Santo de Deus. Jesus mostrou que enquanto o Espírito Santo do nosso Pai dirigir as nossas vidas, não precisamos aprender com ninguém, porque o próprio Espírito vai nos ensinar sobre todas as coisas. Nenhum ser humano tem a capacidade que o Espírito Santo tem de nos ensinar e mostrar a maneira correta de resolvermos qualquer situação em nossas vidas. Ele vê muito além do que qualquer um de nós e o que se passa em nossa mente e em nosso coração. Sabe o quanto uma atitude errada pode nos prejudicar no futuro, por isso só Ele pode nos guiar nesta terra.
“Eu estou escrevendo isso a vocês a respeito dos que estão tentando enganá-los. Mas sobre vocês Cristo tem derramado o Seu Espírito. Enquanto o Seu Espírito estiver em vocês, não é preciso que ninguém os ensine. Pois o Espírito ensina a respeito de tudo, e os Seus ensinamentos não são falsos, mas verdadeiros. Portanto, obedeçam aos ensinamentos do Espírito e continuem unidos com Cristo.” (IJOÃO 2 v. 26-27)
“Como eu faço para ouvir o Espírito Santo?” Tire um tempo para conversar com Ele, assim como você conversa com um psicólogo ou com um amigo. Fale para Ele tudo que está em seu coração, tudo aquilo que te entristece e te incomoda. Desabafe suas preocupações, seus medos, suas decepções. Isso se chama “trazer para luz”. Tudo o que guardamos em segredo, temos que falar para Ele. Conte também seus planos, pergunte a Ele se é algo bom. E pode ter certeza que Ele vai responder.
Devemos ter esse tempo com o Espírito Santo todos os dias, porque todos os dias acontecem coisas boas e coisas ruins em nossas vidas. Precisamos fazer do nosso coração o Lar do Espírito. E para isso, precisamos todos os dias verificar o que há dentro dele e nos limpar, para que o mal não fique fazendo morada nele. Peça para Ele mostrar como foi o seu dia, como você se comportou com as pessoas e como reagiu diante das situações que aconteceram. Veja o que entrou de ruim dentro de você: ódio, raiva, revolta, mágoas, insatisfação, preocupação, tristeza, ciúmes, inveja, avareza, ganância, cobiça... Ele vai te mostrar onde você errou e acabou dando brecha para algum desses sentimentos invadirem seu coração. Depois disso, faça uma oração pedindo a Ele que limpe de dentro de você o sentimento que está te incomodando. Peça ajuda para resolver alguma dificuldade, ou perdão por não tê-lo ouvido e agido de forma errada. Isso te aliviará e com certeza vai te ajudar a dormir melhor e se preparar para um novo dia.
Então meus irmãos, para termos o Espírito em nossas vidas não precisamos de batismo, falar em línguas estranhas, ter visões do futuro. Temos é que ouvir a Sua voz e colocar em prática Seus ensinamentos. Devemos pedir para que Ele dirija nossos pensamentos, nossas ações, nossas palavras. Que Ele guie nosso dia, dando sabedoria no trabalho, nos estudos, organizando nossas tarefas. Que nos ensine a ter calma para tomar a decisão correta nas horas que precisamos resolver qualquer situação. Que vigiemos as palavras que saem de nossa boca para não ofendermos nosso próximo, vigiar os maus pensamentos que vem a nossa mente para não sermos guiados por eles. Que tenhamos paciência nos lugares e com as pessoas. Que nos mostre as armações do mal para roubar a alegria do nosso coração. Quando alguém nos ofender, não revidarmos; quando alguém nos prejudicar, não querermos nos vingar; quando alguém nos magoar, conseguirmos perdoar. Compreender que assim como as pessoas erram conosco, nós também erramos com elas. Saber a hora de falar e de somente escutar. Nunca discutir com ninguém, respeitar a opinião de cada um. Ter amor, paciência, bondade e misericórdia. Porque essas são as atitudes que aprendemos com o Espírito Santo.
Vivemos em um mundo onde aprendemos a fazer o que é errado e a nossa natureza humana foi contaminada por ensinamentos ruins, por isso temos dificuldade de colocarmos em prática o que o Espírito nos ensina. Porém não podemos desistir, pois o Espírito Santo está aqui para nos ajudar. Quando errarmos devemos nos arrepender e lutar para fazer o certo da próxima vez. O que temos que fazer é nos esforçar, orar, vigiar e deixarmos que Ele dirija a nossa vida. Só assim agiremos como Jesus, com amor, educação, paciência, respeito, bondade e misericórdia. E então estaremos prontos para voltar a Pátria Celestial.
“E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o Seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer. Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz Dele e conheçam a esperança para a qual Ele os chamou.” (EFÉSIOS 1 v. 17-18)
Que o Espírito os guie e Deus os abençoe!