É PRECISO NASCER DE NOVO

“Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse:
- Rabi, nós sabemos que o Senhor é um Mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele.

Jesus respondeu:
- Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.

Nicodemos perguntou:
- Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?

Jesus disse:
- Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque Eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.”
(JOÃO 3 v. 1-7)

O que significa nascer de novo? Significa que você vai aprender com o Espírito Santo a se tornar uma nova pessoa, a ter uma nova maneira de pensar e de agir.

Quando você não conhece os ensinamentos de Deus faz muitas coisas erradas e acha normal. Quando você nasce de novo, você olha para trás e enxerga o que fez de errado e sente vergonha pelos erros que cometeu.
“Quando eram escravos do pecado, vocês não faziam o que é direito. Porém o que é que vocês receberam de bom quando faziam aquelas coisas de que agora têm vergonha? Pois o resultado de tudo aquilo é a morte. Mas agora vocês foram libertados do pecado e são escravos de Deus. Com isso vocês ganham uma vida completamente dedicada a Ele, e o resultado é que vocês terão a vida eterna.” (ROMANOS 6 v. 20-23)

O Espírito Santo vai te ensinar a ser diferente, a ter bons modos, a tratar a todos com educação, a falar palavras que ajudam o outro, a não se envolver com as coisas inúteis desse mundo.

Exemplo: Quando acontece um crime bárbaro ou algum fato chocante, a impressa começa todo dia a acusar o culpado ou o suspeito pelo crime, e todos começam a julgar e condenar. A pessoa que aprende com o Espírito Santo de Deus não dá opinião, porque ela sabe que nada nesse mundo acontece sem a permissão de Deus e que só Deus é quem pode julgar e condenar alguém.

“Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao Seu serviço e agradável a Ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele.” (ROMANOS 12 v. 1-2)

Temos um grande exemplo que o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos deixou na passagem da mulher adúltera.

“Os professores da Lei e os fariseus levaram a Jesus uma mulher apanhada em adultério e a obrigaram a ficar de pé no meio de todos. Eles disseram:
- Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério. De acordo com a Lei que Moisés nos deu, essa mulher deve ser morta a pedradas. Agora, que diz o Senhor sobre isso?

Eles fizeram essa pergunta para pegarem Jesus em contradição, pois queriam acusá-lo. Mas Ele se curvou e começou a escrever no chão com o dedo. Como eles continuaram a perguntar, Jesus endireitou o corpo e disse:
- Quem estiver sem pecado que atire a primeira pedra nesta mulher!

Depois curvou-se outra vez e continuou a escrever no chão. Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali de pé. Então Jesus endireitou o corpo e disse:
- Mulher, onde estão eles? Ninguém ficou aqui para condenar você?
- Ninguém, Senhor - respondeu ela.
- Eu também não a condeno. Vá e não peque mais! - disse Jesus.” (JOÃO 8 v. 3-11)

É preciso nascer de novo, queridos irmãos, para recebermos o Reino de Deus.

Estamos vivendo num tempo em que está próxima a vinda de Jesus. Por isso precisamos nos preparar para recebê-Lo. Temos que estar vigilantes e atentos a tudo. Não podemos viver conforme nossa natureza humana deseja, mas sim como nosso Mestre Jesus nos ensinou.

Devemos nos afastar de tudo o que é mau e que nos leva ao pecado. Precisamos nascer do Espírito para sermos merecedores de entrarmos no Reino de Deus.

Muitos estão acomodados dentro das igrejas pensando que estão salvos e fazendo muitas coisas que desagradam a Deus.

“Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei.

As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros.” (GÁLATAS 5 v. 16-26)

Um servo de Deus não pode falar mal dos outros, julgar, mentir, enganar, usar de falsidade, desonestidade, falar palavras obscenas (palavrões), cobiçar, ser orgulhoso, avarento, invejoso, pois ele sabe que Deus não aprova essa conduta. Todo o ensinamento que você precisa para fazer o que agrada a Deus tem nas Escrituras Sagradas, mas infelizmente a maioria dos que lêem não coloca em prática. Preste atenção nesse ensinamento:
“As pessoas que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus. Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a Ele.” (ROMANOS 8 v. 1-9)

Peçam ajuda ao Espírito Santo, orem todos os dias pedindo libertação para se livrarem do mal que domina o coração e a natureza humana de vocês. Levem a sério os ensinamentos das Escrituras Sagradas. Acordem, pois do modo que estão vivendo não serão reconhecidos pelo Mestre no Grande Dia. Como disse Jesus:  
“- Não é toda pessoa que Me chama de ‘Senhor, Senhor’ que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do Meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão Me dizer: ‘Senhor, Senhor, pelo poder do Seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo Seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!’ Então Eu direi claramente a essas pessoas: ‘Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de Mim, vocês que só fazem o mal!’” (MATEUS 7 V. 21-23)

Leia as Escrituras Sagradas e coloque em prática o que ela ensina “pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.” (II TIMÓTEO 3 v. 16-17)

Preste atenção no que Moisés ensinou ao povo de Israel:
“Escute, povo de Israel! O Eterno, e somente o Eterno, é o nosso Deus. Portanto, amem o Eterno, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem.Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.” (DEUTERONÔMIO 6 v. 4-9)

Veja o que Paulo disse a Timóteo:
“Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que julgará todos os seres humanos, tanto os que estiverem vivos como os que estiverem mortos, eu ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do Seu Reino, pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir.” (II TIMÓTEO 4 v. 1-4)

Hoje as pessoas são religiosas. São poucos os que procuram colocar em prática os ensinamentos de Deus, mas como dizem as Escrituras: “Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos. O Senhor conhece as pessoas que são Dele. E também: Toda pessoa que diz que pertence ao Senhor precisa abandonar o pecado.” (MATEUS 22 v. 14 / II TIMÓTEO 2 v. 19)

Como disse Jesus: todos precisamos nascer de novo!
Leia no livro EU SOU QUEM SOU nos capítulos SOU NOVA CRIATURA e A NOVA VIDA EM CRISTO.

Que Deus o abençoe!

 

 

 

  

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS