COMO SER UM SERVO DE DEUS

As pessoas pensam que para ser um servo de Deus, tem que ser membro de alguma igreja ou ter alguma religião. Estão enganadas! Aquele que quer servir a Deus faz como Abraão: dá atenção a voz do Espírito Santo. Abraão fez de tudo para agradar a Deus e por causa da sua fé e amor, ele conseguiu. “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou. E Abraão foi chamado de ‘amigo de Deus.’” (TIAGO 2 v. 23)

Para servir a Deus é preciso dedicação e amor, pois sem amor você não conseguirá obedecer aos ensinamentos de Deus e não conseguirá vencer as batalhas contra os desejos de sua natureza humana que está acostumada a fazer tudo o que aprendeu com o mundo.   

Muitos dizem: “Se eu for servir a Deus tenho que parar de me divertir.” Você se engana. Como servo de Deus você vai conhecer a verdadeira felicidade. O divertimento que o mundo oferece é só desperdício de tempo e horas de sono. Os divertimentos sem Deus duram pouco, mas a satisfação e a alegria que só Deus pode dar duram para sempre.

Se você deseja servir ao Senhor, você deve:
- lembrar que precisa mudar de vida;
- deixar todos os maus costumes mundanos;
- se libertar das más ações da natureza humana;
- respeitar os mandamentos de Deus;
- ter  sua vida dirigida pelo Espírito Santo;
- levar seus problemas a Deus;
- amar a Deus acima de todas as coisas;
- ouvir e colocar em prática os conselhos do Espírito Santo;
- saber perdoar as pessoas;
- ter cuidado com o que fala e com as coisas que Deus detesta;
- se arrepender dos seus erros;
- deixar o hábito de julgar e discriminar os outros;
- buscar a sabedoria divina;
- ser bom exemplo;
- vigiar;
- ser sempre agradecido a Deus;
- ter fé;
- orar sempre;
- não deve blasfemar;
- não deve subestimar o inimigo.

Deus não quer pessoas religiosas, Ele quer pessoas que o amem e respeitem Seus ensinamentos, que cuidem dos necessitados, que ajudem a levantar os caídos, que levem luz para os que estão na escuridão.

O servo de Deus deve ter cuidado com o modo de se vestir: não deve usar roupas que sejam decotadas mostrando os seios, rasgadas, sujas, transparentes, muito apertadas, curtas e nenhum tipo de roupa que faça perder o respeito das pessoas, principalmente as mulheres. Peça sabedoria ao Espírito Santo para se vestir, Ele vai mostrar o que fica bem em você. Também não deve marcar seu corpo com tatuagem ou piercing.

Aviso às mulheres: o Senhor nosso Pai pede que quando vocês forem a casa Dele, não vão de calças compridas, e sim, de vestido ou saia. Peçam a Ele que lhes ensinem a se vestir, pois o nosso amado e querido Senhor sabe como vestir Suas filhas. Ele não proíbe que vocês andem de calça, mas dê preferência a vestidos e saias. Mas na igreja, Ele não quer vocês de calças compridas. Por isso irmãs obedeçam a seu Pai e prestem atenção: vistam-se diferente e adequadamente para agradar a Deus e ter o respeito das pessoas e não, para olhar atravessado e condenar as pessoas que não têm esses ensinamentos. Não se esqueçam que Deus julga suas intenções.

O servo de Deus deve ser diferente no modo de agir com educação, bondade e misericórdia. Deve ser diferente no comportamento com decência e humildade.

Muitos confundem humildade com pobreza. Ser humilde diante de Deus não significa ser pobre, pois existem muitos pobres orgulhosos. A humildade é um dom que vem de Deus. A pessoa humilde tem o coração cheio de amor, bondade e misericórdia. Ela ama seu irmão independente de ser amada; ela respeita independente de ser respeitada. A pessoa humilde vê o mundo com os olhos de Deus e por isso ela percebe muitas coisas que os outros não percebem, pois ela observa, escuta com atenção o que as pessoas dizem e é tardia em falar; admite quando erra, pede desculpas, está sempre agradecida a Deus e tudo que acontece em sua vida ela tira como lição.

A pessoa humilde é submissa aos ensinamentos de Deus e sabe que muitas coisas que para o ser humano não têm sentido, para Deus são ensinamentos que vão torná-la uma pessoa correta. Por isso todos devem se limpar das podridões que têm dentro do coração e pedir muito a Deus para serem humildes. Lembrem-se do que Jesus disse:

-  Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida para salvar muita gente.” (MARCOS 9 v. 35 / MARCOS 10 v. 45)

Nos dias em que vivemos é difícil para o ser humano aceitar certas coisas, mas o servo de Deus precisa pedir ao Espírito Santo para mudar o seu modo de agir e de pensar.

Meus irmãos, servir a Deus é acreditar que Ele existe e adorá-lo em espírito e em verdade. Isso quer dizer que a nossa adoração deve ser sincera e verdadeira. Devemos nos dedicar, amar e respeitar a Deus mesmo sem poder vê-lo, pois Ele é Espírito. Devemos acreditar que Ele nos ouve e tem o poder de resolver nossos problemas, assim como mostrou Seu poder criando o Universo, colocando cada coisa no seu devido lugar.

Qualquer pessoa pode ser um servo de Deus, mesmo sem ter religião. Você precisa ler a Bíblia e pedir ao Espírito Santo sabedoria e discernimento para entender as mensagens e colocá-las em prática, pois se você obedece aos ensinamentos de Deus e de Jesus, passa a ser um servo de Deus. “Se vocês obedecerem à Lei do Reino, estarão fazendo o que devem.” (TIAGO 2 v. 8)

“Mas eu não entendo nada que está escrito na Bíblia!” No começo dos tempos, Deus ensinava enviando os anjos e os profetas para falar com o povo. Depois, enviou Seu Filho Jesus Cristo. E hoje temos o Consolador, o Espírito Santo de Deus para nos ensinar. Por isso peça ajuda do Espírito Santo para entender a Bíblia e quando você comprar uma Bíblia, peça a traduzida na linguagem de hoje para que você compreenda melhor.

Se você quer ser um servo de Deus, declare com seus lábios e com o seu coração que Jesus é o seu único Senhor e Salvador. Ajoelhe-se e diga:

“Senhor Deus Todo-Poderoso, eu creio que Jesus é o Messias enviado por Ti e que deu a vida para me salvar.
Diante de Ti, Pai, e de todos os anjos, eu declaro que Jesus é o meu Senhor e Salvador. Peço que a partir deste momento, o Senhor envie Teu Santo Espírito para dirigir minha vida.”

Faça cultos a Deus em sua casa com sua família. Comece orando e pedindo a Deus que você sinta a presença Dele em sua casa. Peça a Ele que afaste o mal que se encontrar no coração e na mente de todos os presentes. E peça que o Espírito Santo dê sabedoria e entendimento para conduzir esse culto. Assim, Deus colocará em seu coração o que deve fazer: ler uma mensagem bíblica, conversar com sua família, cantar louvores. O importante é que faça esse culto com amor crendo que Deus ouvirá seus pedidos e que se alegrará com sua dedicação.

Mesmo que tenha que fazer o culto sozinho (a), não desanime! Peça a Deus que abra a mente e o coração de seus familiares e quem quiser servir a Deus, que se junte a você. Quando estiver terminando, ore pedindo tudo que desejar que Deus faça em sua vida e não se esqueça de agradecer também! Depois da oração ore o “Pai Nosso”.

O culto deve ser feito na intenção de aproximação e adoração a Deus, além de ser um meio de você se libertar das perturbações, tristezas, angústias e de tudo de ruim que o inimigo tenta colocar em sua vida. Por isso, quando for começar o culto tente esquecer a agitação do dia-a-dia e dedique esse tempo a Deus. Se não estiver conseguindo, peça ao Espírito Santo que Ele te ajudará trazendo paz e tranqüilidade para esse momento. Tenha coragem e fé! Como disse Jesus: - Venham a Mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e Eu lhes darei descanso. Sejam Meus seguidores e aprendam comigo porque Sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.” (MATEUS 11 v. 28-29)

Você pode servir a Deus em sua casa. Mas você precisa ter disciplina, respeito e amor por Deus para levar a sério Seus ensinamentos. Muitos dirão que isso é mentira, que nenhum ser humano pode servir a Deus sem estar na igreja ou sem ter uma religião. Mas a própria Escritura Sagrada nos dá grandes exemplos de fé, amor, confiança e respeito, como Noé, Abraão e Cornélio, que eram pessoas como nós, com defeitos e vontades. Mas não deixaram que isso os afastasse de Deus.

Muitos estão na igreja, mas não honram, não respeitam nem obedecem a Deus e quando deixam de fazer parte da igreja voltam a fazer tudo que é errado, porque não aprenderam a servir a Deus de coração, só aprenderam ensinamentos e doutrinas humanas. Quem ama a Deus obedece a Seus ensinamentos sendo ou não membro de uma igreja.

Se você deseja fazer parte de uma igreja, ore e peça a Jesus para que te mostre onde tem um pastor que é orientado pelo Espírito Santo. Mas tenha paciência e espere a resposta. O verdadeiro pastor age como Jesus: não julga, tem misericórdia e não espalha os teus problemas para toda a igreja. Primeiro ele te ouve e depois ele pede ao Espírito Santo a resposta certa para te ensinar. Tome muito cuidado com os falsos mestres, pois esses podem destruir sua vida.      

Você que já é membro de alguma igreja, procure ter Jesus como seu Mestre e Instrutor. E você que não freqüenta nenhuma religião e deseja seguir os ensinamentos de Deus é só pedir a ajuda do Espírito Santo. Ore ao Pai:

“Pai, peço perdão por todo mal que já causei aos meus irmãos. Ajude-me a me libertar dos maus costumes: falar da vida dos outros, julgar, mentir, fazer fofoca, enganar, xingar. Livra-me dos desejos malignos que agem no meu coração. Liberta-me do apego pelas coisas desse mundo. Faze-me enxergar quando o orgulho estiver tomando conta do meu coração.
Cria em mim um coração sincero e puro para que todos os dias eu me lembre que sou um pecador e que só Tu és Deus, a quem eu devo amar, honrar, servir e respeitar. Ensina-me a tratar bem as pessoas, a ter misericórdia, a ser humilde e manso de coração. Faça com que eu veja as pessoas como o Senhor vê com bondade e misericórdia. É em nome de Jesus e do Espírito Santo que eu oro e peço que respondas minha oração. Amém.”

Essa oração é só um exemplo. Peça ao Espírito Santo para que te ensine a orar (conversar com Deus).

Abra seu coração para Deus: separe uma hora do seu dia para orar, ler a Bíblia e conversar com Deus. Faça do Senhor seu melhor amigo, seu analista, seu médico, seu orientador. Trate-o com muito amor, carinho e respeito. Tenha-o como seu Pai.
Sirva a Deus de todo o coração e veja a transformação que Ele fará em sua vida.        

Tenha fé e que Deus te abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS